quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR


POJETO: AULA INTERDISCIPLINAR



Nome dos Expositores:
Cícera Maria Carmo dos Santos
Maria Borges
Mônica

Escola Estadual Joca Costa

Intencionalidade do projeto:

Compreender a importância da preservação do meio ambiente;
Descrever ambientes a partir da observação de imagens;
Conhecer as causas do efeito estufa;
Despertar no aluno o amor e o cuidado com o planeta;
Perceber a importância da coleta do seletiva do lixo para a melhoria da qualidade de vida.

Dinâmica:

Nosso Projeto iniciou com o levantamento prévio dos alunos acerca do tema. Pois,dessa forma o tema foi muito discutido com o envolvimento de todos havendo estratégias diferenciadas com os meios utilizados pelos educadores desta Unidade Escolar.
A escola diante dessas discussões,passa a redimensionar o seu papel na sociedade promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problematicas sócio ambientais e mais compententes para encontrar soluções. Nesta perspctiva pode-se questionar os alunos no decorrer das investigações sobre a necessidade de manutenção dos sistemas de coleta, o tratamento e o destino do lixo urbano.
Diante desta proposta, as atividades Resolução de Problemas serão realizadas na U.E, através de palestras ,uso dos laptops,pesquisas de campo e o envolvimento de toda comunidade escolar.
Ciências: LIXO
Geografia: DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Resultados
Fica óbvio que ao desenvolver o projeto em sala de aula é nítido que o estudo acerca do tema abrangeu um conhecimento investigativo por parte de todos os envolvidos,pois, sendo assim, os alunos realizaram vários questionamentos e atividades utilizando os meios tecnologicos existentes na U.E.como: laptops,data show.Durante as investigações os alunos iam filmando e relatando tudo que observaram na aula.


Interlocuções:


Durante o desenvolmento do trabalho sentimos a necessidades de buscar ajuda e agir mais para que as partes competentes realmente se sensibilizem e passa m a mostrar interesse buscando métodos para sanar as dificuldades acerca do assunto estudado.


Desdobramento:
Diante desta ação percebemos que ao desenvolver este projeto precisamos incrementar alguns tópicos e rever tais questões pois, o que não estava previsto aconteceu de forma abrangente com relato dos alunos no processador,filmagem pelos próprios alunos, e montagem de slaides.



Referências:

Referencial Curricular Ensino Fundamental da escola públicas do Estado do Tocantins:Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.2ª Edição/Secretaria de Estado da Educação-TO,2009.292p
Martinez,Rogério

A escola é nossa:geografia:5º ano,4ª série :ensino fundamental/Rogério Martinez, Vanessa Pires Garcia Vidal.-3ª edição-São Paulo:Scipione,2008.-(Coleção a escola é nossa)

www.recicloteca.org.br
giasantos.vilabol.uol.com.br



Depoimento de alunos sobre a sua aprendizagem na aula com o uso do laptop.


Aluno 1- Eu Wellington aluno da professora Cícera acho as aulas com a utilização dos laptops muito boa porque nós alunos vamos além do muro da escola. As aulas é boa porque prende a nossa atenção, e o que mim chamou atenção foi quando a professora colocou nós para filmar a aula de campo que foi em parceria com os alunos do SE LIGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário